terça-feira, 19 de outubro de 2010

Programação Jogo de Corrida

Neste blog procurarei falar mais da parte técnica dos jogos, como por exemplo algoritmos, engines e obstáculos que podem ser encontrados do decorrer do desenvolvimento de um game. Quanto à parte artística tentarei colocar links para blogs de pessoas que entendem do assunto.

Para quem não sabe, eu trabalho com desenvolvimento de games voltados para crianças, e estarei postando alguns trabalhos em que participei como programador.

O primeiro jogo que irei divulgar é o Turma COC Racer, que é um jogo de corrida no qual, tanto para mim quanto para os outros membros da equipe que o desenvolveu, foi um grande desafio e aprendemos muito a cada obstáculo que superamos juntos. Segue os blogs de alguns membros da equipe: Paulo Fritoli, Douglas Rogério, Leandro Franco, Beto Candia.

Quanto a este jogo, ele foi desenvolvido em Flash usando linguagem ActionScript 3, e um motor de física que foi portado do C++ para ActionScript chamado Box2D, para tratar colisões. A técnica que usei para que os adversários corressem sozinhos, o que seria a “IA” do jogo, é conhecida como “waypoints” onde são definidos pontos que devem ser seguidos em ordem por um objeto qualquer.

Uma coisa legal é que agora estamos desenvolvendo jogos em 3D, o primeiro jogo em 3D será o Turma COC Racer 3D que estarei divulgando aqui assim que ficar pronto. Enquanto isso confira o jogo Turma COC Racer

Nenhum comentário: